segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Rio de Janeiro continua sendo.

Quem diria que em 02 de outubro de 2009 as 13:51hs o mundo iria testemunhar o que testemunhamos?

Nessa hora aconteceu algo que já vinha tomando forma há alguns anos, nesse dia fomos brindados com um céu de brigadeiro, depois de dois dias seguidos chuvosos, sem cor. Sendo assim até o Cristo Redentor apareceu na foto de corpo inteiro e com mais esse expectador ficou " geral junto e misturado", cheios de vontade de assumir a "responsa" de sediar as olimpíadas e paraolimpíadas de 2016.

Sem muitas delongas o planejado ocorreu e foi instaurado um surto de euforia.

Sabemos que não será a solução de tudo.

Temos certeza que a maioria absoluta dos cariocas da gema e dos demais brasileiros não terão o menor acesso a toda essa festa.

Ainda esperamos estarmos providos de educação, saúde, segurança e políticos medalhas de ouro e que seja um legado para todo o sempre.

Todavia, perdoem-me os não entusiastas do Brasil e mundo a fora, mas essa escolha mostrou mais uma vez que o Rio de Janeiro, com os seus mais de quatro séculos de idade, continua sendo.


Memento mori et Carpe diem!

5 comentários:

Vinicius Sombra disse...

Fiquei muito feliz com a escolha do Rio para a sede das olimpíadas e paraolimpíadas de 2016, só espero que não tenhamos obras superfaturadas, roubalheira generalizada e parapolíticos que só querem saber do seu, e não prezam o povo carioca, que sempre recebe todos de braços abertos e precisa de muito respeito.

Os últimos dias no Rio de Janeiro foram de muita chuva e trânsito infernal, tornando-se quase insuportável (para não dizer impossível) transitar por esta cidade desprovida de um transporte público de massa eficiente. Espero que ESTE Rio de Janeiro não continue sendo...

Belas palavras Terrê!

Thiago Luz disse...

É Terrê... Fiquei feliz. Escrevi um texto sobre isso no blog, depois dá uma conferida. Abração.

PS.: Já estava sentindo falta dos seus textos...

Bianquinha disse...

Peço desculpas antes de mais nada à vcs meus queridos amigos, mas eu tenho a minha opinião a respeito desse assunto...
Como sabemos existem os "prós" e os "contras"...Eu díria que me encaixo no meio termo...Rsrsrs!

Tudo muito bom. Tudo ótimo. Sensacional (como vc diz Terrê)! O RJ sediará as Olimpiadas! ESPETACULAR! Eu, como uma carioca nata me orgulho de fazer parte
desse fato!

Contudo, não posso ser hipócrita em dizer que "os problemas acabaram"...Quisera eu, poder bater no peito e dizer: "- Estamos prontos!" pois, para a minha tristeza, as coisas não são bem assim...E eu como uma estudante de Administração, formada em Marketing, tento ver as coisas
pelo lado econômico e social da coisa...

O fato de ter sido escolhida como a sede das Olimpíadas de 2016 reforça uma vocação turística existente na cidade e há muito explorada, mas infelizmente não bem trabalhada. Ah, isso é uma longa história...

Vamos gastar "rios de dinheiro" conforme noticiado (algo em torno de uns R$ 26 milhões, e só no RJ, algo em torno de R$ 14 milões), para acolher um evento grandioso, onde neste momento esquecemos de todo "um resto" que nem foi concluído...

Tudo bem que nós temos a 10ª maior economia do mundo e segundo estimativas, seremos
a 5ª até 2016. MARAVILHA! Assim seja! Mas e pq existem milhões de crianças sem escolas ainda, até mesmo escolas onde há REVEZAMENTO de aulas (isso me fez chorar) por falta de espaço em alguns cantos do país? Pq ainda existem pessoas que vivem sem casas, nas ruas, à espera de um projeto que as
beneficiem com casas populares, e esse projeto nunca fica pronto?
Os transportes? Ah! Deixa pra lá...Melhor não entrar nessa questão! Afinal, que mal tem? Somos sede das Olimpíadas, oras!

Graças ao descobrimento do maior campo de petróleo do mundo
temos tb grande reserva de petróleo! ÓTIMO! Mas e aí? Nesse momento, isso é irrelevante...

Temos de lembrar que para os jogos Pan-Americanos de 2007, o RJ gastou bem mais do que o previsto e mesmo assim não entregou alguns "muitos" pontos chave que deveriam ter sido entregues...É bom, que agora as Olimpíadas "tapam" esse buraco..Rsrsrs!

Dia desses vi uma reportagem sobre a questão hoteleira, onde
ainda existe uma preocupação se vamos conseguir entregar
todos os quartos prometidos...Tomara que isso não passe de um "presságio" infeliz!

A violência! Besteira! Isso faz parte do "treinamento olímpico". Temos tiro-alvo, arremesso de granadas, e outras modalidades conforme um e-mail sarcástico que recebi...Rsrsrs! (Desculpem a ironia!)

O fato é, que nem mesmo as "belezas naturais" conseguem atrair por si só os viajantes! A violência assola tudo isso!

Por outro lado, ao ver o presidente, "Lula da Silva", visivelmente emocionado com o resultado da disputa, só tive a certeza de que ele sabe
de nossas dificuldades, em especial, a crônica falta de autoestima. Talvez por confiar demasiadamente na fartura natural de nosso país e nos encantos de
nossa terra, o que por um lado impede de nos colocarmos em primeiro plano mundial.

Enfim, ainda procuro acreditar que dá tempo! Não quero ser "estraga-prazeres". Amo meu país, com todas as dificuldades e não tenho dúvidas que somos capazes de realizar a melhor festa, afinal, energia é o que não nos falta! Aqui tudo se torna motivo para uma boa comemoração! Isso é fácil para a gente.

A questão subjacente, é que ultrapassar a idéia de que somos um país abençoado por Deus, não é suficiente, e ainda nos empurra para fora do "berço esplêndido"...

É hora de aproveitarmos nossas riquezas, nossas belezas, mas tb de arregaçarmos as mangas, pois o tempo é curto para tantos problemas.

Para sermos bons "anfitriões", temos que nos organizar e dar prioridades. O sonho não acabou, apenas começou! Ser sede de uma olimpiada é um grande passo,
mas deixar uma marca positiva na história são outros quinhentos.

Mais uma vez, peço desculpas pelo texto, não podia deixar de registrar algumas questões e acho que acabei me estendendo...Hehehehe!

Bjocas para todos!!

Bianquinha disse...

Ah! Já ía me esquecendo...Como vc disse, Terrê, o RJ continua sendo...palco de esperanças e de melhorias!

Agora acabei! Ufaaaaaaaa! Rsrsrsrs!

Bjocas,

Vinicius Sombra disse...

Nossa! Isso poderia ser um outro Post!
hehehehehe

Disse bem dito, gatinha!