segunda-feira, 5 de outubro de 2009

O Rio de Janeiro continua sendo.

Quem diria que em 02 de outubro de 2009 as 13:51hs o mundo iria testemunhar o que testemunhamos?

Nessa hora aconteceu algo que já vinha tomando forma há alguns anos, nesse dia fomos brindados com um céu de brigadeiro, depois de dois dias seguidos chuvosos, sem cor. Sendo assim até o Cristo Redentor apareceu na foto de corpo inteiro e com mais esse expectador ficou " geral junto e misturado", cheios de vontade de assumir a "responsa" de sediar as olimpíadas e paraolimpíadas de 2016.

Sem muitas delongas o planejado ocorreu e foi instaurado um surto de euforia.

Sabemos que não será a solução de tudo.

Temos certeza que a maioria absoluta dos cariocas da gema e dos demais brasileiros não terão o menor acesso a toda essa festa.

Ainda esperamos estarmos providos de educação, saúde, segurança e políticos medalhas de ouro e que seja um legado para todo o sempre.

Todavia, perdoem-me os não entusiastas do Brasil e mundo a fora, mas essa escolha mostrou mais uma vez que o Rio de Janeiro, com os seus mais de quatro séculos de idade, continua sendo.


Memento mori et Carpe diem!

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Uma incitação ao otimismo

Todas as vitórias são deliciosas, aprendemos isso desde a nossa infância, em simples joguinhos e piques dessa fase da vida. Com certeza as mais saborosas são as menos cotadas pelos outros.

Por mais hábeis, inteligentes e saudáveis que somos, tivemos que enfrentar essa falta de crédito pelo menos uma vez na vida.

Acho que nesses momentos fazemos algo que há algum tempo decidi fazer. Sempre que aperecer qualquer obstáculo concreto ou abstrato, alheio as desconfianças que me rodeiam, vou manter minha cabeça erguida, dar de ombros e seguir em frente com todo gás; claro que em certas ocasiões me notarão amuado e até pensando em desistir e é por isso que escrevo essa minha reflexão à vocês, peço encarecidamente que não deixem eu me abater e àqueles que me autorizarem farei o mesmo, salvo em questões que se tratem de verdadeiros murros em ponta de faca.

Talvez em pouco tempo essa onda se propague a ponto de virar uma saudável rotina.

"O impossível é tudo aquilo que você ainda nem sequer tentou".


Memento mori et carpe diem!

quinta-feira, 30 de julho de 2009

Te conheço? Me conheço?

Cada dia que passa me convenço mais que ser humano é sempre querer saber.Nem sempre obtemos as respostas e no entanto fazemos contínuas novas perguntas.

Não conhecemos a si próprio, quem dirá aos demais.

Imerso nesse misterioso mundo interior, chego a ter algumas suposições:

Talvez por isso os analistas tenham suas agendas lotadas.

Talvez por isso nos encantemos de forma colossal com os atores e atrizes, que se divertem e nos diverte nos enganando com mentriras baseadas em fatos reais e destes, alguns, sofram por enganar-se por muito tempo.

Talvez por isso proliferem as várias seitas e religiões.

Talvez por isso nos assolam e semeamos as inúmeras desconfianças.

Todos nós amamos algo, não suportamos algo e temos medo de algo, por mais esquisito que possa parecer.

Suponho que as respostas sobre nós mesmos estejam disponíveis nas simetrias inversas dos espelhos.

Então antes de qualquer julgamento, aconselho que vide os versos diversos.


Memento mori et Carpe diem

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Hesite em hesitar

As chances das coisas capazes de modificar as nossas vidas aparecerem, ao contrário que se possa imaginar, não são múltiplas.

Ser alguém correto, companheiro de todas as horas, ótimo(a) filho(a), pai, mãe, irmão, irmã, amigo(a) ou degenerar-se a esse ponto é quase o bastante para tal acesso.

Tudo isso nos deixa a beira da plataforma, bem juntos da locomotiva da felicidade. Para embarcar é pré-requisito um mínimo de ousadia e muita gana.

O trem não é parador e hesitar em entrar estando na frente de uma porta aberta, só pra ter história triste pra contar, significa perder um ou alguns dos poucos vagões disponíveis.

Protelar a viagem tende a ser um erro irreparável, com o passar do tempo a vitalidade para continuar na correria, encarar o empurra empurra e apertar-se em meio aos demais viajantes fica menor e você deixa de estar ao lado e passa a estar atrás, podendo talvez nunca mais alcançar. Em caso de tombos ou obstáculos que tenha que transpor "retroceder nunca, render-se jamais!" Go on! Em bom e novo português, vai que é sua!


Memento mori et Carpe diem

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Justiça para todos!!

Com a prisão, mesmo que temporária, do ídolo porque não dizer mito de muitos, chamado Romário me pus a pensar mais uma vez sobre a justiça "justa" do meu país e tive uma sensação mista de satisfação e resignação. A primeira por ver alguém de renda ser penalisado, nem que seja pelo único motivo que enclausure os cidadãos independentemente de renda ou popularidade, coisa que deveria ser para todo e qualquer crime e a segunda por estarmos em meio a tanta bagunça de nossos políticos e até o Romário ser punido e eles não.

Vejam bem, não venho aqui lançar um manifesto "Baixinho Free" ou exaltar a pessoa que é esse ex jogador ou coisa que o valha, até porque nem o acho tão boa gente assim, mas é notória nessa questão específica a postura de usurpadora por parte da mãe dos filhos em questão, antes que me façam advertências do tipo " Ele não é nenhuma criança!", " Ele tem muita grana, não passa por dificuldade!" e etc...os(as) convido a raciocinar se a módica quantia acima de R$20.000,00 não é também para garantir a ocupação de dondoca da mãezona.

Otário foi o "malandro" Romário que não aproveitou tamanha popularidade para cavar uma vaguinha no Planalto ou no Senado brasileiro e assim se ver livre de uma vez por todas dos lâmpejos de eficiência da justiça nessas esferas, tal qual Paulo Maluff, José Dirceu, Roberto Jeferson, José Sarney e outros tantos mais. Aproveitando todo esse fuzuê o orientaria a tentar tal "êxito" e começaria uma campanha eleitoral massiça junto a " imensa" torcida do América Football Club, clube onde é dirigente, seria facilmente eleito sob promessas de ser em Brasília alguém que teria atalhos para atender aos interesses desse clube, tal qual o bem sucedido Eurico Miranda.

Memento mori et Carpe diem

sábado, 4 de julho de 2009

Donas palavras

Em todo momento vejo palavras, no plantar, no germinar, no nascer, no crescer e no partir.

Sonho com palavras que avisto todos os dias, em todas as horas entre o despertar e o dormir.

Há palavras nas películas mudas, mímicas e músicas, cantadas e não cantadas.
"Palavras são apenas palavras pequenas, palavras...".

Palavras estão nos tempos, nos dilemas, nas soluções e contratempos.

Vejo palavras nas placas, nas retas, curvas, descidas e subidas dessa nossa estrada.

Se me perguntarem como escrevo não as tenho para essa dúvida dirimir.

Vocábulos e seus falsetes, mais comuns como metáforas, me conduzem e me conduzirão aos inícios, meios e fins. Definitivamente não possuo as palavras, elas são donas de mim.


Memento mori et Carpe diem!

Aqui jaz o esporte amador

Ainda num misto de abobalhado com surpreso pela morte de Michael Jackson e fugindo de todo sensacionalismo habitual instaurado pelo fato achei nas ondas do rádio uma entrevista que me consternou bem mais. Na conversa era falada a morte do complexo esportivo Júlio Delamare, anexo ao estádio do Maracanã.

Ouvindo aquele disparate todo fui imaginando uma lápide e seus escritos que seriam postos no lugar.No início a mesma frase que dá título a esse texto e em seguida as suas grandes realizações e seus grandes momentos, sua serventia na popularização de certos esportes com os jogos de pólo aquático e os Meetings de natação e atletismo, sem contar o importante papel social disponibilizando acesso aos seus eventos e ao desporto à pessoas pobres ou carentes e entretendo os da melhor idade com o recente e excelente projeto Suderj em forma, para finalizar o epitáfio.

Saber que tudo isso será devastado para dar lugar a um estacionamento, sob a promessa de ressurreição sabe-se lá onde, sabe-se lá quando é lastimável. Aumenta a decepção lembrar de uma construção enorme caindo aos pedaços, que dizem se tratar de um museu do índio, hoje sem qualquer acervo, vizinha do local, que daria um ótimo e também enorme edifício garagem, ou melhor ainda, uma nova escola de educação física e de áreas afins da UERJ ( Universidade do Estado do Rio de Janeiro) muito bem situada e lembar do também quase abandonado e imenso quintal da Quinta da Boa Vista que desempenharia muitíssimo bem a função de um amplo estacionamento vinculado a um sistema de micro-ônibus para uma travessia áté o Maracanã e nem serem cogitadas tais hipóteses.

Prefiro crer que isso foi pensado e que por conveniências inconvenientes não se tornou projeto, pelo menos ter sido pensado já é um alento.

Me perdoem os fãs mais fervorozos do astro, mas decidi lembrar dele somente quando ouvir em festas ou boates suas boas e dançantes músicas e improvisar um Moon Walker ou quando vir um dos seus clipes com as suas coreografias sempre inovadoras, deixar quem não viveu descansar em paz e seguir em frente.Pois a morte de um complexo esportivo dessa magnitude e o pouco provável renascimento com tamanha pujança me doem mais.

Who´s Bad?!

Memento mori et Carpe diem!